Sais Orgânicos
Os sais orgânicos são compostos obtidos por meio da reação entre um ácido carboxílico e uma base inorgânica, em que o hidrogênio do grupo carboxila do ácido reage com o ânion hidróxido da base, formando água; enquanto o ânion orgânico une-se ao cátion da base para formar esse sal.
referência: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/nomenclatura-sais-organicos.htm
Exercício:
Isso significa que os sais orgânicos sempre possuem o grupo funcional:
A IUPAC estipulou algumas regras oficiais para a nomenclatura desses compostos, mostradas abaixo:
Veja os exemplos:
Se houver ramificações ou insaturações na cadeia carbônica será necessário numerá-la começando do carbono do grupo carboxila, como mostrado nos exemplos a seguir:
A nomenclatura usual dos sais orgânicos segue a mesma regra usada em Química Geral, sendo que quando um ácido inorgânico reage com uma base e dá origem a um sal, o nome do sal é feito partindo-se do nome do ácido de origem e mudando apenas a terminação. Quando termina com ico, mudamos para ato. Isso também é feito com os sais orgânicos, veja os exemplos:
referência: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/nomenclatura-sais-organicos.htm
Exercício:
Dada a cadeia a seguir:
O nome do composto fornecido é:
a) Hex-2-enoato de potássio
b) Propenoato de potássio
c) But-2-enoato de potássio
d) Butanoato de potássio
e) Pent-2-enoato de potássio
Resposta:
Letra e). A cadeia apresenta um total de cinco átomos de carbono (prefixo pent) e uma ligação dupla (infixo en). É também necessário numerar a cadeia, e essa numeração sempre parte do carbono que apresenta as ligações com oxigênios (por essa razão, considera-se a dupla do carbono 2 da cadeia). Após a escrita do infixo, utilizam-se os termos oato e a preposição “de”, bem como o nome do elemento que acompanha o oxigênio, que é o potássio.
Comentários
Postar um comentário